top of page

Dia 2: Por que sofremos?


Jó sofreu não como consequência de seu pecado. Jó era íntegro e se viu atacado por homens (sabeus e caldeus) e por desastres naturais (Fogo de Deus e vento forte). Ainda assim Deus permitiu que ele fosse provado.

Essa provação revelou a real razão pela qual ele buscava a Deus. Não era pelas bênçãos que Deus dava como o Acusador havia dito. Mas porque ele sabia quem era Deus e ele temia a Deus. E depois de ser provado vemos que ele se aproximou ainda mais de Deus, dizendo:

“Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos” (Jó 42:5)

Algumas vezes nossos sofrimentos provêm de nosso pecado. Outras vezes não entendemos o porquê de passarmos por determinadas situações. A nossa fé não deve buscar em Deus uma vida sem sofrimento e sem lutas, mas sim o conforto em todas as circunstâncias, o consolo de saber que Ele está no controle de tudo.

A nossa atitude deve ser de contentamento e gratidão pelas coisas boas que Ele nos deu, sabendo que se Ele nos abençoou e aceitamos isso com alegria, quando Ele retira o que Ele deu isso não é injustiça. Sempre foi dele. Foi isso que Jó entendeu:

“receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal?” (Jó 2:10b)

Que no dia de hoje nos lembremos de que quando decidimos viver para Deus entregamos a nossa vida a Ele. Portanto tudo é dEle. Se estamos vivendo coisas boas ou dificuldades, que vivamos com contentamento para Ele e por Ele. Não pelas circunstâncias que nos cercam.

bottom of page