top of page

Dia 22: A Bíblia e a Ciência


“Ele é sábio de coração, poderoso em forças; quem se endureceu contra ele e teve paz? Ele é o que transporta as montanhas, sem que o sintam, e o que, no seu furor, as transtorna; o que remove a terra do seu lugar, e as suas colunas estremecem; o que fala ao sol, e ele não sai, e sela as estrelas; o que sozinho estende os céus e anda sobre os altos do mar; o que faz a Ursa, e o Órion, e o Sete-estrelo, e as recâmaras do sul. O que faz coisas grandes, que se não podem esquadrinhar, e maravilhas tais que se não podem contar.”

Jó 9:4-10 ARC

Nesse trecho Jó fala da sabedoria de Deus e de sua soberania sobre tudo, inclusive a natureza. Jó menciona algumas constelações revelando seu conhecimento sobre elas. Acho curioso como as pessoas acham que os cientistas não podem ser cristãos. Temos o Deus da sabedoria, o Deus que criou tudo o que existe. Por que então Ele não daria a seus filhos de sua sabedoria?

Adauto Lourenço menciona que conforme o artigo publicado na Bibliotheca Sacra em 1890, p. 285-303, tanto Newton quanto Kepler criam que o mundo fora criado pelo Deus da Bíblia (fonte: Como Tudo Começou – Adauto Lourenço, disponível na Biblioteca da Psicologia da USP).

Ainda outros cientistas famosos eram criacionistas: Francis Bacon, Johannes Kepler, Galileu Galilei, Blaise Pascal, Isaac Newton, Jedidiah Morse, John Dalton, Michael Faraday, James Joule, Louis Pasteur, James Parkinson, dentre outros.

Mas e a terra que não era redonda? Bem, isso foi falta de leitura bíblica:

“Ele é o que está assentado sobre o globo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; ele é o que estende os céus como cortina e os desenrola como tenda para neles habitar;”

Isaías 40:22 ARC

Que no dia de hoje, nós busquemos conhecer mais a Bíblia e aprender mais sobre a ciência:

“Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.” Salmos 19:1 ARC

bottom of page