top of page

Dia 35: Injustos


“Por que razão vivem os ímpios, envelhecem, e ainda se robustecem em poder? A sua descendência se estabelece com eles perante a sua face; e os seus renovos perante os seus olhos. As suas casas têm paz, sem temor; e a vara de Deus não está sobre eles. O seu touro gera, e não falha; pare a sua vaca, e não aborta. Fazem sair as suas crianças, como a um rebanho, e seus filhos andam saltando. Levantam a voz, ao som do tamboril e da harpa, e alegram-se ao som do órgão. Na prosperidade gastam os seus dias, e num momento descem à sepultura. E, todavia, dizem a Deus: Retira-te de nós; porque não desejamos ter conhecimento dos teus caminhos. Quem é o Todo-Poderoso, para que nós o sirvamos? E que nos aproveitará que lhe façamos orações? Vede, porém, que a prosperidade não está nas mãos deles; esteja longe de mim o conselho dos ímpios! Quantas vezes sucede que se apaga a lâmpada dos ímpios, e lhes sobrevém a sua destruição? E Deus na sua ira lhes reparte dores! Porque são como a palha diante do vento, e como a pragana, que arrebata o redemoinho.” (Jó 21:7-18)

Jó fala sobre o sucesso dos injustos. Como falamos na última devocional, as palavras dele lembram a do salmista em Salmos 73. O salmista diz que teve inveja dos ímpios. Inveja pelo fato de eles terem riquezas e parecer que tudo vai bem para eles.

Mas assim como o salmista, Jó conclui que “eles estão em caminhos escorregadios” (Sl 73:18), que a “lâmpada deles se apaga” e lhes sobrevém destruição.

As coisas boas e as ruins sobrevêm a todos:

“Tudo sucede igualmente a todos; o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento.” Eclesiastes 9:2

Mas nós temos a certeza de que as coisas têm um propósito, que elas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus (Rm 8:28) e que Deus pode fazer o impossível, sendo que seus planos não podem ser impedidos (Jó 42:2). Que hoje tenhamos esperança e a convicção de que Deus está no controle.

bottom of page