top of page

Dia 38: Prática


Até os limites removem; roubam os rebanhos, e os apascentam. Do órfão levam o jumento; tomam em penhor o boi da viúva. Desviam do caminho os necessitados; e os pobres da terra juntos se escondem. Eis que, como jumentos monteses no deserto, saem à sua obra, madrugando para a presa; a campina dá mantimento a eles e aos seus filhos. No campo segam o seu pasto, e vindimam a vinha do ímpio. Ao nu fazem passar a noite sem roupa, não tendo ele coberta contra o frio. Pelas chuvas das montanhas são molhados e, não tendo refúgio, abraçam-se com as rochas. (Jó 24:2-8)

Mas Deus, por seu poder, os arranca; embora firmemente estabelecidos, a vida deles não tem segurança. Ele poderá deixá-los descansar, sentindo-se seguros, mas os vigia atento nos caminhos que seguem. Por um breve instante são exaltados, e depois se vão; colhidos como todos os demais; ceifados como espigas de cereal. (Jó 24:22-24)

Nós temos visto a cada post o sofrimento de Jó. Temos nos colocado no lugar dele. Mas vamos nos colocar no lugar dos amigos dele hoje. As pessoas recebem o que elas plantam certo? Logo, parecia lógico para eles que o sofrimento de Jó provinha de algo que ele tivesse feito.¹

Eles então assumiram que Jó estava em pecado. Mas vemos que Jó era íntegro e temia a Deus, o que não quer dizer que ele não pecasse, mas como vemos no capítulo 1 quando fala dos sacrifícios feitos pelos pecados dos filhos de Jó, ele buscava a reconciliação com Deus.

Eles acusaram a Jó de desprezar o órfão e a viúva nos capítulos anteriores. Nos versículos acima vimos Jó falando sobre o destino de quem não se importa com os oprimidos, com os necessitados.

Mas a minha pergunta hoje é, estamos no lugar de Jó, criticando os outros sem fazer a nossa parte? Temos ajudado os órfãos e as viúvas?

A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo. Tiago 1:27

E se nós estivéssemos no lugar deles? Creríamos no que nós estamos falando se nós não estamos fazendo? Jó tinha um bom testemunho. E nós? Estamos de fato pondo em prática? Ou os nossos encontros da igreja se tornaram tão importantes que passamos apressados pelos mendigos, e sequer fazemos uma oração sussurrada por eles, como disse Doug Stringer no seu livro Somebody Cares?

¹De fato, todos pecamos e a consequência disto é a morte (Rm 6:23) mas pela misericórdia de Deus não recebemos a punição que merecíamos (Lm 3:22). Ele enviou Cristo para nos salvar, e pela morte dEle somos salvos (1 Co 15:3). Não porque somos bons, mas pela misericórdia de Deus (Ef 2:8,9).

bottom of page