top of page

Dia 46: Orar, Falar, Viver


“Então aqueles três homens cessaram de responder a Jó; porque era justo aos seus próprios olhos. E acendeu-se a ira de Eliú, filho de Baraquel, o buzita, da família de Rão; contra Jó se acendeu a sua ira, porque se justificava a si mesmo, mais do que a Deus. Também a sua ira se acendeu contra os seus três amigos, porque, não achando que responder, todavia condenavam a Jó. Eliú, porém, esperou para falar a Jó, porquanto tinham mais idade do que ele. Vendo, pois, Eliú que já não havia resposta na boca daqueles três homens, a sua ira se acendeu. E respondeu Eliú, filho de Baraquel, o buzita, dizendo: Eu sou de menos idade, e vós sois idosos; receei-me e temi de vos declarar a minha opinião. Dizia eu: Falem os dias, e a multidão dos anos ensine a sabedoria. Na verdade, há um espírito no homem, e a inspiração do Todo Poderoso o faz entendido. Os grandes não são os sábios, nem os velhos entendem o que é direito.” (Jó 32:1-9)

Eliú fala primeiro sobre como os amigos de Jó o condenaram mesmo sem saber o que responder. Isso me faz lembrar de Tiago 3 e de dois provérbios:

“Quem responde antes de ouvir, comete insensatez e passa vergonha.” (Provérbios 18:13)

“Até o tolo, quando se cala, é reputado por sábio; e o que cerra os seus lábios é tido por entendido.”

(Provérbios 17:28)

Isso me faz orar para que eu sempre ouça, pense e fale somente o que convém. Segundo Tiago 3, quem não tropeça no falar é capaz de refrear todo o corpo. Que maravilha seria se todos nós controlássemos tudo o que falamos.

A segunda coisa que podemos perceber no texto é o respeito que Eliú teve pelos mais velhos. Isso me faz pensar em como devemos ser exemplo em tudo:

“Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.”

(1 Timóteo 4:12)

A terceira observação sobre o texto é de que a sabedoria de Deus não é a sabedoria do mundo:

“Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação” (1 Coríntios 1:20,21)

Viver para Cristo parece loucura para todos os que não creem. Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as coisas fortes (1 Co 1:27). Portanto, a nossa força não está na aparência, na força física, no conhecimento de livros, estudiosos, etc., mas está em Deus.

Que hoje oremos mais e falemos menos. Que hoje vivamos mais a Verdade e busquemos a sabedoria de Deus, de modo que possamos ser exemplo para outras pessoas.

bottom of page