top of page

Dia 55: Contentamento


“Depois, o Senhor falou a Jó do meio da tempestade: "Prepare-se como simples homem que é; eu lhe farei perguntas, e você me responderá. "Você vai pôr em dúvida a minha justiça? Vai condenar-me para justificar-se? Seu braço é como o de Deus, e sua voz pode trovejar como a dele? Adorne-se, então, de esplendor e glória, e vista-se de majestade e honra. Derrame a fúria da sua ira, olhe para todo orgulhoso e lance-o por terra, olhe para todo orgulhoso e humilhe-o, esmague os ímpios onde estiverem. Enterre-os todos juntos no pó; encubra os rostos deles no túmulo. Então admitirei que a sua mão direita pode salvar você.” (Jó 40:6-14)

Jó algumas vezes questionou o porquê de os ímpios prosperarem. Em meio a tanta corrupção e maldade, muitas vezes não entendemos o porquê de sofrermos enquanto pessoas más estão vivendo “bem”.

Mas será que de fato elas vivem bem? Como o salmista disse:

“Certamente Deus é bom para Israel, para os puros de coração. Quanto a mim, os meus pés quase tropeçaram; por pouco não escorreguei. Pois tive inveja dos arrogantes quando vi a prosperidade desses ímpios. Eles não passam por sofrimento e têm o corpo saudável e forte. Estão livres dos fardos de todos; não são atingidos por doenças como os outros homens.” (Salmos 73:1-5)

“Quando tentei entender tudo isso, achei muito difícil para mim, até que entrei no santuário de Deus, e então compreendi o destino dos ímpios. Certamente os pões em terreno escorregadio e os fazes cair na ruína. Como são destruídos de repente, completamente tomados de pavor! São como um sonho que se vai quando a gente acorda; quando te levantares, Senhor, tu os farás desaparecer. Quando o meu coração estava amargurado e no íntimo eu sentia inveja, agi como insensato e ignorante; minha atitude para contigo era a de um animal irracional. Contudo, sempre estou contigo; tomas a minha mão direita e me susténs. Tu me diriges com o teu conselho, e depois me receberás com honras. A quem tenho nos céus senão a ti? E na terra, nada mais desejo além de estar junto a ti. O meu corpo e o meu coração poderão fraquejar, mas Deus é a força do meu coração e a minha herança para sempre. Os que te abandonam sem dúvida perecerão; tu destróis todos os infiéis. Mas, para mim, bom é estar perto de Deus; fiz do Soberano Senhor o meu refúgio; proclamarei todos os teus feitos.” (Salmos 73:16-28)

Apesar de pessoas más terem momentos de “prosperidade”, elas não vivem em paz, elas não têm amigos verdadeiros e acima de tudo elas não tem Deus; e consequentemente não terão a vida eterna (a menos que se convertam).

Por outro lado, passamos por aflições – e por momentos de bênçãos também! – mas independentemente dos altos e baixos da vida, sabemos que o nosso Deus está no controle. Ele cuida de nós e ele provê o que é necessário. Sabemos que nessa vida passaremos por aflições (João 16:33), mas Ele nos faz repousar seguros (Salmos 4:7,8).

Que hoje tenhamos paz em Deus e não desejemos coisas que outras pessoas têm, mas nos contentemos com o que Deus nos deu.

bottom of page